sábado, 9 de fevereiro de 2013

Agências Stock e colocar fotos nestas.

   Agências Stock 

       No fundo são empresas que arquivam as fotos comerciais de fotógrafos que tenham parâmetros de qualidade acima da média, ou pelo menos as mais exigentes do mercado assim o são. Mas não só...
... também tratam de questões de publicidade, dos pagamentos dos clientes e até do pagamento aos fotógrafos que lhes fornecem as fotos em comissões.

   Neste momento deve estar a pensar, " Eu sou fotógrafo, sou criativo e vou fazer uma fortuna nisto!", mas lamento ser eu a dar as más noticias, mas isto não funciona assim. Sim você precisa de compreender a fotografia em vários parâmetros e não vale a pena usar compactas, salvo excepção aquelas mais caras que conseguem uma qualidade muito boa. Também precisa de compreender o que se quer neste mercado, além de que precisará de uma dose muito violenta de criatividade visto que hoje em dia quase tudo foi feito. Não isto não é o euromilhões, envolve muito trabalho e paciência mas é muito gratificante a longo prazo.

   Mas contudo, não desanime .

   
  Vou lhe orientar passo a passo de modo a compreender como poderá fazer algum extra na fotografia e melhor de tudo, divertir se enquanto o faz. Mas terá de prestar atenção e tentar não ler na diagonal pois será induzido em erro se o fizer.

   Primeiro de tudo tem que compreender como funcionam.

  •   Como trabalham: Estas empresas trabalham com o produto que lhes é fornecido, avaliam no, estudam o e por fim comercializam o. Imagine se um agricultor de batatas e vai ao supermercado onde já é vendido outro tanto de batatas de outros agricultores e você quer por seu produto lá. Naturalmente o avaliador de qualidade do estabelecimento comercial, primeiro irá querer ver a qualidade das suas batatas e o que estas têm de diferente das outras que ele já vende, depois irá avaliar todo um numero de objectivos delineado pela empresa e só então aprovará as suas batatas.   Exacto o mesmo sucede no mercado de Stock, você cria um primeiro contacto registando se e após isso será lhe pedido, mediante a agência, entre 3 e 15 fotos para avaliação. Somente após entre 60% a 80% das fotos submetidas serem aprovadas é que você poderá pertencer à malta e ser chamado de  colaborador ou fornecedor. Não será obrigado a trabalhar para eles mas terá que ter atenção a certos aspectos que irei referir mais à frente. 
  •    Como começar: Poderíamos dizer , "Ah isto é fácil, tenho uma tonelada de fotos é só escolher", pois bem então pergunto o seguinte, quantas fotos tem de modelos numa actividade com a luz perfeitamente adaptada ao rosto da mesma sem sombras duras e com um fundo desfocado ou de pano branco? Quantas fotos tem de objectos do dia a dia expostos de uma maneira simples mas ao mesmo tempo conceptual com uma técnica de luz semelhante criando um efeito suave. Se já tiver fotos destas parabéns pode saltar para o passo mandar fotos, senão continue lendo.    Continuando, uma das coisas ou aspectos que devemos considerar é por onde começar? Tem muitos amigos fotogénicos ou tem muitos objectos por casa para começar? Então mãos à obra. 


         Geralmente o kit básico para começar a fotografar seria uma máquina fotográfica e um tripé, com isto e sabendo o que fazer até é possível. Mas vou tentar ser um pouco mais abrangente, já ouviu falar de reflectores ou difusores de luz? Ao ar livre são fantásticos para começar, veja abaixo para compreender melhor a que me refiro.
                     
Isto é um difusor de flash como podem ver na imagem este cobre o sujeito de uma maneira mais suave criando uma imagem mais interessante do que o flash directo que causa sombras muito duras no sujeito acabando estas por ser inestéticas. Não quer investir ou não pode investir num difusor? Vou lhe dar um truque que uso muito, já ouviu falar de papel vegetal? Corte um pouco e faça uma pequena capa para o seu flash mas deixe o topo desta caixa afastada do mesmo uns 2 cm no mínimo.



Difusores são muito bons para o flash mas quando precisamos de um toque de luz especial e do mesmo tom do sol viramos nos para o auxilio dos reflectores, apesar de muitos simples de abrir são uma dor de cabeça para arrumar para quem não tem prática, mas adiante pois o que vos quero falar é a sua funcionalidade. O reflector como o nome indica reflecte a luz incidente no mesmo, criando um preenchimento naquele espaço que tínhamos dificuldades em eliminar as sombras duras. Também serve para outros propósitos até em estúdio mas vamos nos concentrar neste momento no seu uso ao ar livre.  As cores mais comuns são Branco, Prata, Dourado e  a armação do reflector geralmente é um difusor circular (Muito útil).
 O Branco serve para reflectir uma luz mais natural e ao mesmo tempo não muito forte, o Prata cria uma uma luz mais forte e normalmente deve ser usado mais afastado que os restantes para não criar sombras duras. O Dourado cria um efeito mais quente e deve ser usado ligeiramente mais próximo que o Prata do sujeito. A armação pode ser usada para "sombra" do sujeito, deixando este mais escuro um pouco que o seu ambiente à volta mas também difunde a luz incidente. O senão dos reflectores é que precisam sempre de alguém para os segurar e não dá muito jeito serem vocês. Segue o exemplo abaixo.


À direita poderão ver uma imagem de uma menina que infelizmente a imagem não é minha apenas estou usando para exemplo, a fonte da imagem é http://www.elizabethhalford.com  para não haver problemas. Mas o exemplo que quero dar é este, usando o reflector branco (Menina da Direita) fica muito melhor do que sem este (Menina da esquerda). Por isso como podem ver tudo tem haver com a luz e como trabalhamos com esta. No entanto a imagem da direita ficaria muito melhor sem "sombra" de dúvida.



  Claro que isto são tudo ferramentas para melhorar as suas fotos e para ajudar a atingir um nível muito melhor destas, claro que a fotografia de Stock não é só imagens bonitinhas e perfeitinhas. Têm que ter alguns aspectos técnicos, que serão falados mais abaixo, em que estes só por si muitas vezes ditam o sucesso ou falhanço das suas fotos.

  Vou listar alguns exemplos aqui em baixo e como evitar los:


  1.        Aberrações cromáticas (Fringing) Este problema geralmente dá se quando a lente não "foca" as cores todas, levando a um desvio cromático. Por exemplo se usar uma grande angular a f/2 isto pode acontecer e criar um problema destes, também é algo que acontece facilmente em lentes de baixa qualidade. Nota que até o melhor equipamento sofre disto por isso não desesperem, no Photoshop podem sempre corrigir estas cores ou remover a saturação destas. Geralmente a aberração cromática aparece em tons de azul, vermelho, verde e um suave amarelo. Por isso para ter a certeza ampliem no Photoshop a imagem até 100% pois as casas de stock têm tolerância 0 nesta matéria e se detectarem isto não aceitam a foto(s).      

2.   Moiré : Pessoalmente este para mim é um dos problemas que mais detesto quando acontece porque em muitos casos só o noto quando vai para o PC. Bem que isto é evitável usando algumas camadas em photoshop com ajustes de curvas mas o melhor mesmo será mesmo evitar este tipo de roupa e pedir ao modelo que use outra. Geralmente isto acontece em seda e roupa de Nylon e polyester, os padrões do mesmo também influencia para que isto aconteça. A luz incidente em certos ângulos também pode colaborar para o problema ou ajudar a solucionar lo. Mas a melhor solução passa pela selecção do vestuàrio. Escusado dizer... as casas de stock têm tolerância 0 neste sentido.


3. Artefactos de JPEG:  Artefactos de JPEG acontecem quando a compressão do ficheiro é demasiada, ou usou um ISO muito alto, ou o ficheiro foi excessivamente trabalhado por isso tenham cuidado ao trabalhar o ficheiro em photoshop pois se mexerem demasiado isto pode acontecer com alguma frequência. No entanto certas máquinas produzem por defeito este tipo de artefacto sendo que uma maneira fácil de resolver isto é ir ao Filtro>Desfoque>Desfoque Gaussiano e deixar à volta de 1 a 2 pixeis, nota que não se deve abusar disto e só deve ser usado em ultimo recurso pois imagens pouco nítidas também não são aceites.

4. Imagens desfocadas: Talvez dos erros mais comuns e em alguns casos pouco perceptíveis à primeira vista como o do exemplo no lado esquerdo. Infelizmente não é algo corrigivel em photoshop e a tentativa para aplicar um sharp ou máscara de nitidez apenas vai piorar o problema. Isto é uma questão de técnica e nada tem haver com pós processamento no entanto há uns pequenos truques que pode ajudar a melhorar este aspecto.  Primeiro use um tripé, evite o segurar na mão, depois use uma velocidade ligeiramente superior se possível ou então use o flash para congelar a acção mas cuidado com as sombras duras estas podem estragar uma foto facilmente. Para objectos e modelos podem usar, caso a máquina tenha esta funcionalidade, o LIVE VIEW e ampliam, como fazem na pré visualização das fotos tiradas, até 10x o olho do modelo que está mais próximo de vós. Em caso de objectos foquem no aspecto que interessa. Também é um dos motivos de rejeição.

 5. Banding ou cores acentuadas: O banding geralmente acontece devido à falta de informação do ficheiro referente aquela cor para criar um tom suave e interessante, criando muito pelo contrário um aspecto colorido inestético. Também pode acontecer devido à pouca qualidade de certas lentes ou excesso de edição por isso atenção ao saturar as cores no photoshop pois isto terá uma têndencia para acontecer se não tiver cuidado. E a solução para isso não há, ou pelo menos eu não conheço, já tentei pessoalmente e já tentei procurar soluções e a resposta é sempre a mesma... Não há. Por isso se acontecer pode tentar enviar mas duvido que seja aceite devido ao elevado grau de exigência das casas de Stock.


6.  Marcas e respectivos: Pondo em poucas palavras, marcas ou algo a indicar marcas é totalmente proíbido! O Avaliador nem irá perder muito tempo a olhar para a imagem pois irá rejeitar esta automáticamente. Mas calma a imagem não fica perdida, basta reeditar e remandar a foto sem as marcas. O exemplo da esquerda mostra uma sweat com a marca Billabong isto seria rejeitada por melhor que o modelo estive nela. No photoshop existe duas técnicas para isto, o Carimbo e o Penso agora têm é que trabalhar com eles.

 ~

7.  Má edição: Infelizmente nem sempre tiramos o melhor do nosso software de edição e caímos no erro de deixar "marcas" para trás como neste exemplo no lado direito. É escusado dizer que isto é automaticamente rejeitado.









Pequenos apartes:
   O facto de ser diferente não significa rejeita, tente produzir contéudo diferente e interessante, o que hoje é desinteressante amanhã pode ser um sucesso.
  Procure ideias frescas, ande pela rua, assista a videos ou veja outros trabalhos a inspiração é chave para o sucesso.

  • A espera :  Talvez uma das partes mais aborrecidas do processo, a espera, sim isto são agências demoradas principalmente para colaboradores novos, demorarão mais tempo a avaliar colaboradores iniciais do que os actuais. Por isso tenham paciência e façam como eu, ao invés de estar constantemente a esperar por um email sigam em frente e comecem a planear a próxima sessão de fotos e os objectivos da mesma, inactividade é um erro crasso e pode vos levar à desistência. 

  • " ENTREI !!! E agora o que faço?": Apesar de não ser uma venda isto é muito gratificante ser aceite por estas casas. O truque é continuar a produzir material e continuar a enviar, não desista e verá que terá sucesso a longo prazo. Roma não se fez num dia.


  • A doença da tecla F5: Naturalmente todos precisamos de uns trocos e quando estamos em frente ao PC temos aquela tentação de perseguir os nossos ficheiros... E clicamos na tecla F5 uma vez, passado dez minutos clicamos outra vez, damos uma volta ao facebook e voltamos novamente e clicamos em F5. Pare... isto não é saudável, faça assim veja uma vez por dia e as vezes todas em que iria clicar no F5 tente fazer um esboço de uma ideia. Não fique parado a pensar nas vendas, chegará a um ponto que não fará nenhuma pois simplesmente não colocou nada de novo. O truque destas casas é continuar postar mais e melhor. Continue tentanto e não se preocupe tudo encaixará.


  • Equipamento: Poderá tar a pensar que é preciso uma fortuna para avançar nisto, eu pensei o mesmo e retive me diversas vezes com "medo" de avançar ou poderei dizer com medo da rejeita. Mas não se preocupem pois se eu vos disse se que algumas das minhas fotos expostas foram feitas com dois candeeiros articulados (Com lampadas de 200W) e uma folha de papel vegetal na frente de cada um? Eu até poderia dizer genial pois toda a gente alcança isso agora têm que puxar pela massa cinzenta. A imaginação é o limite.



  • Alguns critérios das fotos: Caso as fotos tenham pessoas identificáveis é obrigatório um Model Release, ou contrato da modelo, felizmente Yuri Arcus (Grande fotógrafo de stock) poupou nos algum trabalho neste sentido. Ele criou um formulário geral para as modelos preencherem. Só há um senão, está em inglês mas olhem o lado positivo, é muito simples de preencher. Link  . Para imobiliário (Sim estes também são modelos segundo as agências stock) use este Link.


  •  Meta-Info ou palavras chave: Palavras mudam o mundo e aqui não é excepção, as vossas palavras chave irão identificar e levar clientes até as vossas fotos por isso sejam concisos e coloquem as palavras que identificam a vossa imagem. Por exemplo existe a imagem de uma menina a soprar uma vela com um bolo à frente, palavras chave serão - menina,criança,soprando,vela,bolo,festa,anos,engraçada, - claro que isto é só a título de exemplo quantas mais palavras juntarem (evitando a redundância) mais hipóteses a vossa foto tem de ser encontrada. Geralmente as casas de stock pedem um mínimo de 7 palavras até um máximo de 50 e algumas adicionam automaticamente mediante as palavras iniciais. 

  •  O grande segredo das casas Stock: Bem acho que exagerei, não é assim tão grande, mas é algo que só se descobre depois de estar lá dentro. Apesar de acharmos que as nossas fotos são o que eles querem e o que procuram para o seu site deparamos nos cada vez mais com o facto que cada "cozinha" trabalha à sua maneira. A sua foto de um peixe a sair de um aquário pode vender super bem em Casa A mas na Casa B nem sequer é visto, um pouco contraditório eu sei mas ao mesmo tempo é mais que normal. Claro que isto é levado ao extremo neste exemplo e no fundo é muito relativo. Mas pense assim, continue produzindo fotos e lentamente irá caminhando para o sitio certo de cada website de stock. Se facilitar faça uma busca ao website e veja o que vende mais, mas não siga isso cegamente.

   Finalizando o assunto 

   Algumas casas de stock não são assim tão exigentes (Mas também não vendem as vossas fotos assim tão depressa) pode colocar para os websites de menor abrangência, as suas fotos. Não se esqueça que as fotos vendidas são pagas à comissão, por ver 10€ numa foto não significa que será o que irá receber por ela. Recebe em média entre 20% a 60% mediante o website, estas casas também tratam da publicidade, da exposição, da segurança do ficheiro, do seu uso devido e outras coisas que nem passam pela cabeça, por isso acho mais que justo este valor. Agora poderá pensar "tanto trabalho por tão pouco? " , num primeiro impacto sim, mas estará a plantar agora para no futuro colher, se continuar a produzir trabalhos com a mesma consistência vai dar por si com um banco de imagens de valor comercial altíssimo e poderá vamos supor em 1000 vendas num mês de 7000 fotos suas em que a média seja 2€ (Existe vários preços) levará por mês 2000€! Claro isto leva muito tempo e trabalho mas é muito recompensador, além do mais estará a fazer o que mais gosta. Fotografia!


  Em baixo irá seguir alguns links para alguns websites de STOCK e algumas descrições sobre os mesmos.


Stock Photos
A DepositPhotos é uma excelente casa, tem um grau de avaliação médio e boa publicidade, traz um rendimento estável a dedicados.


Fotolia
Fotolia é um website muito fácil de fazer upload e descrição das suas imagens além da sua acessibilidade de um modo geral torna se fácil trabalhar dentro do mesmo. O único senão deles é a lentidão de estatísticas ou pelo menos não é assim tão fiável ir por ai.






Stock Photos from 123RF123RF é uma casa de stock com o website confuso para colaboradores mas chega se lá com alguma prática. Gosto no entanto do método de upload deles é rápido e eficaz. Além do mais é uma casa intermédia o que nos dá boa visibilidade dos trabalhos. Sendo intermédia a sua dificuldade é média.


Stock Photos, Royalty Free Stock Photography, Photo SearchBigStockPhotos, casa de stock com muito boas referências e de médio acesso, no entanto eles têm uma percentagem de aceitação de imagens que pode pesar "negativamente" na sua imagem como fotógrafo, nesta casa só mando o que tenho a certeza que entra e mesmo assim estou nos 80%.



Shutterstock  Uma das grandes casas de stock esta é difícil de entrar, digamos que têm de mandar 10 fotos, passar por um rigoroso exame em que no mínimo 7 fotos têm que ser escolhidas e se não passarem têm de repetir o processo passado... um mês! Mas não se preocupem, peguem nas fotos que foram aprovadas e juntem outras boas que resulta.

Get a Free Image and a 20% Discount on Stock Photos at YayMicro.com E claro uma das mais fáceis de entrar, a YAYMicro ou pelo menos a que requer menor esforço. Porquê? Simples, paga pouco pelas fotos (MicroStock) e a promoção destas são em redes indianas (Pelo menos grande parte) mas porque não tentar? Sempre é um bom principio.


   Pequena nota pessoal, não desanimem nem desistam, persistência é a chave do sucesso, podem abrandar mas não parar e não aceitem a rejeita como um travão, podem voltar a submeter outras fotos até serem aceites!

  
  Boas fotos e boas vendas.

Marco Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário