terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Como fazer um auto retrato diferente.

    Este post é mais dedicado para os fãs de redes sociais e que gostem da ideia de ter um auto retrato engraçado.

     Geralmente as pessoas quando estão a tirar auto retratos, tiram sempre de uma maneira...  segura o telemóvel ou a compacta virada para si, levanta o bracito e está a foto tirada. Outro cliché é a foto no espelho da casa de banho, nada pior do que ver a sanita no fundo.



    Agora estão a pensar "Mas não tenho outra maneira de tirar foto!" Errado e é isso que lhe vou ajudar agora.



   Antes de continuar vou mencionar algum software necessário para os telemoveis de modo a que possam fazer o mesmo tipo de fotografia como se tivessem uma compacta.



Telemóvel Android:  Com o telemóvel que use o software android, pode aceder ao Market ou Google Play  e fazer download desta aplicação (Link) que tem um temporazidor que lhe permite programar o telemovel para disparar de uma posição. Além de que pode usar os efeitos do mesmo para criar tonalidades interessantes na foto.

Iphone:  Os Iphone têm muita escolha, paga, mas existe alguns software gratuitos do mesmo, clique neste (Link) e tem aqui um que me parece jeitoso (Não tenho Iphone por isso não posso avaliar), se no entanto conhecerem outro melhor com temporizador, coloquem nos comentários que depois posso vir a incluir aqui.

 Continuando, a ideia será, através de algumas ilustrações que irei colocar, compreender como trabalhar com a luz e meio envolvente. de modo a que consigam tirar fotos interessantes a si próprios.

 Se tiver uma compacta, pode arranjar um mini-tripé na sual loja local (custa para ai 10€) e serve sempre para outras coisas, até fotos em grupo onde você quer aparecer e ninguém fica a segurar a camera, senão use plasticina para criar elevação ou inclinação na máquina.  No caso de telémovel pode pegar naqueles suportes que eram usados para segurar os pratos de enfeite, ou também chamado de "gravata", ver Link, para segurar o telemovel. Em alternativa pode usar um bocado de cartão e fazer um mini suporte. Só mais uma coisa que pode usar mas isto é relativo, se conseguir arranjar um espelho do tamanho de uma folha A5 este será mais util do que espera.

 Agora que já temos algumas ferramentas iniciais vamos dar continuidade, a luz para os fotógrafos é como a tinta para o pintor, dependemos dela para criar a nossa arte e formá la a nosso interesse, logo quem quiser tirar fotos a si terá que ter algumas noções básicas.


 Desculpem lá o simplismo do desenho, mas é só para ilustrar a ideia. O que podem fazer sempre que for para um auto retrato é usar a iluminação exterior a vosso favor. Mas note se que a luz directa provoca sombras fortes ou "duras" como os fotografos chamam. (No exemplo a parte a preto no individuo).

  Uma maneira simples de contrapor isso é usando um lençol fino e branco ou uma cortina e coloquem na janela para suavizar a luz. Por detrás evitem usar o ambiente da vossa casa porque podem "mostrar" mais do que pretendem aos outros. Usem um lençol branco ou um preto, ou um de cor (Vai da imaginação). Se estiverem junto a uma parede sem nada melhor ainda.
   Na fotografia de retrato, é um erro fotografar as pessoas de cima, pois iremos estar a "minimizar las", no auto retrato é a mesma coisa, ninguém gosta de se minimizar por isso tratem de colocar a camera num ângulo baixo ou perto do vosso nível da cara. Depois é só colocar a máquina ou telefone em modo self timer e fazer uma pose para a foto, literalmente.

  Nas compactas geralmente é só procurar no Modo de Disparo ou Menu > Programa > Disparo temporizado /Temporizador e preparar para 5 segundos a 10 segundos.

  Pequenos truques para melhorar a foto:

      Tem carro? Ou alguém lá em casa tem? Será que tem algum reflector de carro consigo? Ou dois? O que vou explicar a seguir envolve fotografia em contra luz sem flash da máquina por isso desactive o flash da mesma e vamos passar à fase seguinte.

   

Neste exemplo pode ver como iria ficar mais ou  menos a disposição dos reflectores da máquina e de si. A técnica de contra luz, para os menos experientes requer algum erro e tentativa, claro que para muitos (E para não se chatearem) ligavam o flash e está feito. Mas o resultado final seria um pouco diferente, porque o flash cria sombras duras e como já referi queremos evitar isso.






 O mesmo exemplo mas visto de cima para melhor explicação. No fundo os reflectores do carro irão servir de "espelho" mas para a luz. Na fotografia usamos estes reflectores (Os próprios para fotografia não os de carro) para relançar a luz emitida sobre o nosso sujeito do modo que queremos, sem criar sombras duras ou efeitos menos apelativos.

 Já sabem, janela por trás, reflectores virados para vocês num ângulo aproximado de 45 graus ( Isto é relativo, depende do efeito pretendido, até podem usar um só reflector) e a máquina programada para disparo temporizado sem flash.




Originalidade é a vencedora... 
   Quer aquela foto que é diferente de si? Pode usar o seu meio envolvente para isso, ou faça algo que não tem nada a ver consigo, por exemplo é uma pessoa arrumada? Então tire uma foto de si num ambiente desarrumado. A piada nem sempre está em mostrarmos um sorriso de orelha a orelha. 


Nota pessoal, isto é somente pequenos passos para melhorar a sua foto pessoal para redes sociais, não é necessáriamente seguir à risca o que aqui foi explicado mas são principios para se começar a ter umas melhores imagens de si.  A maravilha da fotografia é que todas as suas "regras" foram criadas para serem quebradas.

Obrigado por lerem este post. Se gostaram por favor partilhem com amigos em baixo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário